Convento do Desagravo - uma solução possível para as EB 1 do Agrupamento

O Convento do Desagravo situa-se ao lado do Panteão Nacional. Funcionou até há poucos anos como colégio, tendo instalações grandes e preparadas para ser uma Escola. Poderia, com as necessárias remodelações e obras, acolher os alunos de todas as EB 1 do Agrupamento Gil Vicente, ocm excepção da EB 1 do Castelo cujas instalações são boas. Já há anos se fala desse projecto, mas também há algum tempo que mais nada se soube. Como tal, a APEEGIL decidiu escrever à Câmara Municipal de Lisboa, a indagar em que pé se encontra este assunto:


As Escolas Básicas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Gil Vicente, apresentam, cada uma delas,

graves problemas com os edifícios onde as Escolas funcionam.

A EB 1 Marquês de Távora está há anos em peregrinação de casa em casa emprestada, encontrando-se neste momento a funcionar em contentores instalados na Parada do quartel dos Sapadores Bombeiros da Graça.

A EB 1 Infanta D. Maria mudou provisóriamente há 7 anos para as instações da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora, onde o recreio das crianças é local aberto ao público dispondo apenas de uma vigilante controlando três acessos, um para a Junta, outro para um café, e o terceiro para a piscina municipal de Alfama.

Na EB 1 Convento do Salvador, chove e as paredes apresentam fissuras e humidade.

As outras Escolas Básicas, não estão em melhores condições, sendo a única excepção a EB 1 do Castelo.

Há uns anos foi apresentada uma solução para todos, a instalação de todas estas Escolas no Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento de Lisboa, onde funcionou até há pouco tempo um colégio da Casa Pia. Nunca mais tivemos conhecimento de progressos, nesta solução.

Consideramos que a solução para os problemas das Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Gil Vicente já não pode ser encarada só através de instalações temporárias ou degradadas, e que o Convento do Desagravo seria uma boa solução.

Vimos perguntar em que fase de decisão se encontra este assunto. Se a Câmara Municipal de Lisboa ainda planeia resolver estas situações avançando com as obras indespensáveis no Convento do Desagravo, se sim, com que prazos podemos contar?

Sem mais, ficamos a aguardar com grande expectativa, com os nossos melhores cumprimentos,

Comentários